quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vampiro + Mitologia + Magia = Cultura POP!


Para o nosso post do tema cultura, pensamos sobre o que escrever e tivemos a ideia de fazer um texto sobre as sagas que são atualmente sucessos mundiais, principalmente entre os jovens.

Muitos dizem que a hora do momento é dos vampiros. Não é por menos, já que temos a saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, composta por 4 livros e filmes baseados em todos eles. Atualmente está na gravação do quarto livro. Essa sequência conta a história de Bella, uma garota adolescente insegura que vai morar com o pai numa cidadezinha chuvosa onde encontra Edward, um vampiro bonitão que acaba com suas inseguranças. Juntos, os dois vivem o intenso romance com direito a um triângulo amoroso com Jacob, amigo de infância de Bella, recém transformado em lobisomem. Tudo isso melado com várias frases de Shakespeare.

Continuando com o enredo “vampiresco”, temos uma série mais sensual e, com certeza, mais vampiresca de acordo com os clássicos: vampiros não podendo andar ao sol, morrendo com estacas no coração e sedentos por sangue... De preferência humano. The Vampire Diares, romance de L. J. Smith, que conta uma história envolvente, centrando o quarteto amoroso de Stefan, Damon, Helena e Katheryn, com apenas Helena de humana.

Os livros, escritos originalmente em 1991, agora voltam ao sucesso com a adaptação da história para uma série de TV.

Mas não são só os vampiros que fazem seu retorno. A mitologia grego-romana voltou mais POP do que nunca. Agora o tema que causava sono a alguns na sala de aula, interessa aos mais ávidos leitores com a saga Percy Jackson e os Olimpianos.

Descobrindo ser filho de Poseidon, Percy Jackson, um menino de 12 anos, é obrigado a reviver aventuras dos nossos heróis gregos favoritos nos dias de hoje, junto com seus amigos Annabeth, que é filha de Atenas e Grover, um sátiro para salvar o mundo do terrível Titã Cronos que planeja sua volta e a decadência dos deuses do Olimpo.

Continuando no mundo mágico, temos a saga que há mais de 10 anos vem lucrando milhões com filmes e livros e enlouquecendo fãs no mundo inteiro... Já sabe qual é? Isso mesmo, Harry Potter!

A história do menino que sobreviveu a um feitiço de morte e aos 11 anos descobre ser um grande bruxo indo estudar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, vivendo, desde então, grandes aventuras com seus amigos Rony e Hermione.

Essa saga, que há anos encanta multidões, chega ao seu capítulo final no cinema com a primeira parte no dia 19 desse mês, mas sempre estará eternizada nos nossos corações. Não perca! Já temos nossos ingressos para a pré-estreia.

Adriana O’Dwyer, Amanda Brandão e Camila Modesto




Um comentário:

  1. eu sou morena e eu quero comentar sobre Percy jackson e os olimpianos por que eles são demais e a minha amiga vai comentar sobre Harry Potter tchau.
    morena

    ResponderExcluir