segunda-feira, 19 de julho de 2010

Medeia

Fizemos a leitura da tragédia grega “Medeia” no início deste ano e resolvemos falar um pouco desse livro e contar a história inesquecível dessa personagem.

Escrita por Eurípedes, essa tragédia conta a terrível vingança arquitetada por Medeia contra Jasão, o homem que a abandonara ― descumprindo o juramento de fidelidade que havia proferido no templo da deusa Hecate ―, para se unir a uma nova esposa, a filha de Creonte, o rei de Corinto.

Quando a tragédia começa, a fala da personagem Ama esclarece todos os precedentes da história que será contada, necessários à compreensão do drama vivido pela personagem principal: Jasão, líder dos Argonautas, partira para a Cólquida em busca do Velocino de ouro, missão que lhe fora imposta para que conseguisse retomar o trono de Iolco. Na Cólquida, conheceu Medeia, que, embora filha do rei, usou seus poderes de feiticeira para ajudá-lo a vencer os obstáculos impostos por seu pai. Os Argonautas saíram vitoriosos e Medeia abandonou a pátria para viver ao lado de Jasão em terra estrangeira. Anos depois, entretanto, vivendo em Corinto, Medeia foi traída pelo marido que a abandonou para se casar com Glauce.


É justamente nesse ponto do mito grego que o texto de Eurípedes inicia. Injustiçada e furiosa, a feiticeira não poupa esforços para vingar-se de Jasão. Para isso, planeja o assassinato de Glauce e também de seus próprios filhos, lançando sobre o traidor um funesto futuro.


Eurípedes é um dos trágicos mais conhecidos e estudados. Foi o responsável por levar à tragédia dramas individuais e cotidianos e por incorporar, nos textos, as mudanças que ocorriam no pensamento do homem grego, que buscava justificar suas ações e relativizar valores até então inquestionáveis.


Por tudo isso e também porque tem uma linguagem rica e uma leitura envolvente, que proporciona reflexões diversas, nós recomendamos a todos essa tragédia grega!


Redatores: Arthur, João e Alexandre (9°A)

2 comentários:

  1. bom, eu achei esse tema muito...... sem graça!

    ResponderExcluir
  2. Aô contrario do comentario de cima , eu adorei esta obra e muito bem escrita e é um otima leitura parabéns pelo texto .

    ResponderExcluir