terça-feira, 13 de julho de 2010

Liberdade de Expressão

Você já foi criticado? A sua roupa, seu jeito de falar, escrever, estilo de música preferido, como você age? E como se sente? Várias pessoas se sentem muito mal e mudam de padrão por não possuírem opinião própria ou por se sentirem envergonhadas por não estarem seguindo os padrões que as pessoas ao seu redor impõem. Por exemplo: uma menina que ouve músicas que tratam da tristeza e raiva é rotulada de emo. Alguém que gosta muito de estudar e é boa em diversas disciplinas é chamada de nerd.

Hoje em dia, raros são aqueles que respeitam as preferências e as atitudes dos outros. Isso se deve ao fato de que os padrões e estereótipos definidos por nossa sociedade são levados a sério. Se antigamente o normal era ser diferente, hoje em dia, este conceito se perdeu.

Vemos isso bastante no nosso dia-a-dia. Nessa fase da adolescência onde procuramos nossa identidade, quem nós somos, é fundamental que possamos ter liberdade para nos expressarmos e para vivenciarmos diversas experiências sem sermos criticados. Como aquele velho ditado “gosto não se discute”.

A adolescência é também uma fase em que estamos formando nossa opinião sobre os diversos assuntos que discutimos e/ou vemos em discussão. Por esse motivo, temos que ser críticos em relação aos chamados formadores de opinião: a família, o colégio, a mídia (televisão, músicas, revistas etc.), por exemplo. Precisamos procurar diferentes pontos de vista e construir o nosso pensamento, respeitando-os e compreendendo-os. E, é claro, devemos exigir respeito também.

Por isso, quando você for criticado, esteja ciente de que você tem o direito de ser quem você quiser!

Liberdade de expreso!

Amanda, Ana Paula e Shanti.


4 comentários:

  1. Não podia deixar de comentar esse post. Meninas, vocês estão de parabéns!! Adorei o texto de vocês, cheio de personalidade!

    ResponderExcluir
  2. esse texto ta muito bom mesmo !

    ResponderExcluir
  3. É isso!Parabéns! Lembrem-se que ser diferente é normal. E é essa diversidade que faz cada um ser único.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito superficial.

    ResponderExcluir