terça-feira, 5 de outubro de 2010

E-books e Readers x Livros

Ooi, genteee! Nessa nova postagem, vamos falar sobre a polêmica dos E-BOOKS e READERS.

Para os que não sabem, os Readers são aparelhos que lêem e-books. E-books são livros digitais que são disponibilizados na net.

Os Readers geralmente mudam levemente de tamanho, cor e memória, dentre outras coisinhas.

Cada Reader tem um espaço em memória para armazenar vários livros, sem peso nenhum. Sem contar com a economia que se faz baixando da internet (apesar de já existirem sites de livrarias, como a Saraiva, que vendem e-books). “O bom do Reader é que sua tela é apropriada para leitura e não prejudica a visão, como os livros normais.”, diz Carol Almeida, usuária de um Reader.

Essa tecnologia é nova e chegou ao Brasil recentemente. Seu valor ainda é muito alto, impedindo uma rápida popularização.

Bom, agora que vocês sabem o que são Readers e e-books, vamos explicar a razão da polêmica.

Muitas pessoas estão discutindo sobre a substituição dos livros pelos Readers. Para aqueles que acreditam que os livros não devem ser substituídos, acrescentam que estes são isentos de impostos, tanto na sua fabricação como na impressão, diferentemente dos Readers, que possuem uma carga muito alta de impostos, o que impossibilita a grande maioria da população de adquirir um desses aparelhos. Por isso, os Readers também devem ser isentos de impostos para se tornarem mais acessíveis

Os defensores dos Readers destacam a ideia de que os aparelhos são muito mais úteis por não terem que carregar o peso de vários livros e pela economia. E outros, como nós, que estamos escrevendo, acreditam que os Readers e livros podem conviver em paz e dividir o mercado literário tranquilamente. Para justificar nossa opinião, vamos relembrar um pouco sobre o surgimento dos e-mails. As pessoas achavam que os Correios iriam deixar de existir, não foi? Muito pelo contrário. Com a criação dos sites de comércio eletrônico, eles passaram a faturar muito com a entrega de encomendas. Além disso, várias pessoas ainda utilizam o correio para o envio de cartas.

Segue o link de um vídeo com mais informações para os interessados:

Via Legal - Livro eletrônico


Carol, Marcella e Joana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário