terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bullying

O Bullying é o ato de ameaçar as pessoas, uma manifestação de violência física ou psicológica.

Nosso grupo acha que geralmente crianças e adolescentes com dificuldades de resolver problemas e falta de desenvoltura social são as que mais estão em risco de se envolverem em bullying, seja como vítimas ou ‘bullies’ (aqueles que cometem o ato de bullying). Mas aqueles com problemas acadêmicos são mais propensos a perpetrar a violência. E as pessoas que não tem uma família estabilizada e que não possuem uma boa relação com os pais também.

Meninos são mais propensos ao bullying que as meninas. Tanto as vítimas quanto os ‘bullies’ são, normalmente, indivíduos com habilidades bastante ruins de resolução de problemas no âmbito social. E também pode se observar que o desempenho acadêmico desses indivíduos pode indicar se eles projetarão sua violência e frustrações em outros indivíduos, se tornando os “agressores”.

Há hoje em dia programas de intervenção que focam a ideia principal no afastamento dos bullies dos seus ambientes tradicionais (mudando de classe ou horário na escola, por exemplo). As intervenções mais positivas, entretanto, são aquelas que além de focar os bullies também focam na conscientização e na intervenção em programas amplos, envolvendo alunos, pais e professores.

Para saber mais sobre as pesquisas que estão sendo feitas sobre esse assunto, clique aqui.

Christine, Marcelo Júnior e Nathália.

10 comentários:

  1. bullying é uma coisa muito seria, me lembra daquela musica de ney matogrosso "por debaixo dos panos, por debaixo dos panos".

    ResponderExcluir
  2. ki bom , anonimo , ki bom ...

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, acho muito legal ler um bog onde se nota o esforço do professor em veicular as ideias dos estudantes, sem uma pauta muito rígida, e com textos que assumam um ponto de vista mais pessoal. As informações sobre o tema estão muito bem colocadas, mas queria saber mais sobre o que vocês como estudantes pensam sobre o assunto. Isso realmente acontece perto de/ com vocês? Em que posição? O que vocês fazem/fizeram quando se viram numa situação típca de bullying? Manifestam-se, calam-se, por quê?
    O hiperexto não está abrindo, fiquei curioso em saber mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito das ideias de vcs com relação ao bullying, muita gente aqui na escola sofre disso, e espero que quando as pessoas lerem, elas reflitão do que estão fazendo...

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal (do bem)...rs..
    Acho muito legal vocês abordarem este assunto. E além do que Alex disse acima, gostaria de fazer uma reflexão: primeiro precisamos saber direitinho o que caracteriza o bulling e segundo, e nós, que muitas vezes não estamos diretamente envolvidos nas situações de bulling, também não somos co-responsáveis? Será que aqui vale a máxima popular de que " quem cala, consente"?

    ResponderExcluir
  6. eu concordo. Pois se vc está vendo a pessoa sofrendo bullying e não faz absolutamente nada , vc está ajudando sim.

    ResponderExcluir
  7. Eu não concordo que os meninos são mais propensos ao bullying que as meninas . Os meninos quando querem cometer a agressão , são mais diretos , excluem o individuo e pronto ! As meninas não , invés disso , fazem fofocas , humilham , tanto fora quanto na internet , porem a deixam no grupinho ainda . Não pensem que o bullying é uma coisa fora do comum não , porque não é , é muito comum na escola de vcs ate mesmo pela diferença economica . Fiquem ligados e procurem estudar mais !

    ResponderExcluir
  8. KI BOM BEM CRIATIVO !!!!

    ResponderExcluir
  9. pq o ki bom ? eu adorei o texto de cima , parabéns

    ResponderExcluir
  10. Não façam isso apenas como um trabalho para o colégio , porque eu sei que parece chato , mas não é . É um modo de vcs aprenderem mais ! isso é muito importante gente ! já que vcs tem mesmo que fazer isso , então vamos aproveitar , não ?

    ResponderExcluir