quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Apartheid

Estamos desenvolvendo um trabalho sobre o Apartheid na disciplina de História Afro-Brasileira. O professor deu como tarefa a apresentação de um documentário que está sendo desenvolvido em grupos.

Quando nos referimos ao Apartheid com o significado de "vidas separadas", em africano, nos referimos a um regime político de segregação racial que deixou profundas marcas na história da África do Sul, principalmente por causa do preconceito racial. Na apartheid existiam leis básicas como: a proibição do casamento entre brancos e negros, lugares que negros não podiam frequentar, criação de bairros só para negros (bantustões), proibição do uso de instalações públicas e um sistema de educação diferenciado para brancos e negros.

Nós achamos bastante interessante esse trabalho, porque é um assunto muito relevante e não possuíamos tanto conhecimento. O projeto nos fez perceber que nesse regime político o preconceito racial (brancos, uma minoria africana, que oprimia a maioria de negros, através da segregação) foi reforçado deixando várias marcas na África do Sul de hoje e demonstrando o porquê de ocorrerem problemas como a discriminação.

Acreditamos que o Apartheid foi bastante prejudicial para a África do Sul, porque com esse regime segregacionista os negros sofreram bastante com a ausência de direitos, com a discriminação e o preconceito escancarado, deixando marcas irreparáveis na sociedade atual.

Com o projeto proposto tivemos a oportunidade de conhecer os grandes líderes políticos que deram a vida para combater o Apartheid. Um dos principais líderes contra o Apartheid foi Nelson Mandela, que passou a vida lutando pelos direitos de igualdade e liberdade.

Redator: Christine

Revisor: Marcelo

Ilustrador: Nathália

Nenhum comentário:

Postar um comentário