quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vampiro + Mitologia + Magia = Cultura POP!


Para o nosso post do tema cultura, pensamos sobre o que escrever e tivemos a ideia de fazer um texto sobre as sagas que são atualmente sucessos mundiais, principalmente entre os jovens.

Muitos dizem que a hora do momento é dos vampiros. Não é por menos, já que temos a saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, composta por 4 livros e filmes baseados em todos eles. Atualmente está na gravação do quarto livro. Essa sequência conta a história de Bella, uma garota adolescente insegura que vai morar com o pai numa cidadezinha chuvosa onde encontra Edward, um vampiro bonitão que acaba com suas inseguranças. Juntos, os dois vivem o intenso romance com direito a um triângulo amoroso com Jacob, amigo de infância de Bella, recém transformado em lobisomem. Tudo isso melado com várias frases de Shakespeare.

Continuando com o enredo “vampiresco”, temos uma série mais sensual e, com certeza, mais vampiresca de acordo com os clássicos: vampiros não podendo andar ao sol, morrendo com estacas no coração e sedentos por sangue... De preferência humano. The Vampire Diares, romance de L. J. Smith, que conta uma história envolvente, centrando o quarteto amoroso de Stefan, Damon, Helena e Katheryn, com apenas Helena de humana.

Os livros, escritos originalmente em 1991, agora voltam ao sucesso com a adaptação da história para uma série de TV.

Mas não são só os vampiros que fazem seu retorno. A mitologia grego-romana voltou mais POP do que nunca. Agora o tema que causava sono a alguns na sala de aula, interessa aos mais ávidos leitores com a saga Percy Jackson e os Olimpianos.

Descobrindo ser filho de Poseidon, Percy Jackson, um menino de 12 anos, é obrigado a reviver aventuras dos nossos heróis gregos favoritos nos dias de hoje, junto com seus amigos Annabeth, que é filha de Atenas e Grover, um sátiro para salvar o mundo do terrível Titã Cronos que planeja sua volta e a decadência dos deuses do Olimpo.

Continuando no mundo mágico, temos a saga que há mais de 10 anos vem lucrando milhões com filmes e livros e enlouquecendo fãs no mundo inteiro... Já sabe qual é? Isso mesmo, Harry Potter!

A história do menino que sobreviveu a um feitiço de morte e aos 11 anos descobre ser um grande bruxo indo estudar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, vivendo, desde então, grandes aventuras com seus amigos Rony e Hermione.

Essa saga, que há anos encanta multidões, chega ao seu capítulo final no cinema com a primeira parte no dia 19 desse mês, mas sempre estará eternizada nos nossos corações. Não perca! Já temos nossos ingressos para a pré-estreia.

Adriana O’Dwyer, Amanda Brandão e Camila Modesto




Sobre “Miúda e o Guarda-chuva”


“Miúda e o guarda-chuva” é uma peça de teatro que fala sobre Miúda, uma mulher que vive sozinha com sua planta carnívora. Somente o seu carteiro e sua vizinha Inércia a visitam. Todo dia Miúda sai para pegar formigas para alimentar sua planta carnívora.

Embora ela tenha pena das formigas, ela tem que alimentar a planta, uma lembrança do seu último amor.

O modo como a criadora da peça colocou mais dois personagens vestidos de vermelho é bem interessante. Eles não aparecem no conto que foi inspiração para o espetáculo, representam as sombras de Miúda para demonstrar o que ela pensa e para ajudar na movimentação do cenário. Inércia, a engraçada amiga, anda de patins e as formigas são trabalhadores. O cenário é bastante verde; os bancos e a porta estão envolvidos por folhas. Miúda e a porta se movem em bastante sincronia.

O carteiro tem medo da planta, enquanto Inércia gosta do gosto de jasmim que a planta deixa quando morde, as formigas se referem à planta como “boca do universo”, para onde vão e não voltam mais, e Miúda diz que prefere amar algo que corta do que não amar nada...

Miúda encontra o 13º guarda-chuva de sua coleção cortado. Descobre que todos estavam cortados... Um grande mistério se forma! Quem cortou os guarda-chuvas? Os pedaços de guarda-chuva cortados são letras e formam um verso de Ana C., “Puro açúcar branco e blue”... Tantos acontecimentos inusitados dão à personagem a chance de fazer uma grande descoberta.

É um espetáculo bonito que vale a pena assistir!

Felipe Turco

Ilustrações: Rodrigo e Amanda.

FIAC

A terceira edição do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC-BA) aconteceu de 23 a 30 de outubro de 2010. Foram mais de 20 montagens apresentadas em teatros baianos e também em espaços públicos e alternativos.

O festival acabou no dia 30 de outubro, mas nós, alunos do colégio Anglo-Brasileiro, não deixamos passar essa oportunidade. Assistimos a duas peças da programação do FIAC: “Miúda e o Guarda-chuva” (no dia 23, dirigida por Paula Alice e Vitor Cayres – Bahia), que conta a história muito poética de uma mulher que vive para alimentar uma planta carnívora, presente de seu último amor, e “Sebastião” (dia 27, de Fábio Vidal), uma fascinante apresentação sobre a queda de um avião cheio de dinheiro em Maracangalha e as consequências terríveis desse incidente para a população local.

Depois de cada uma das apresentações nós tivemos um tempo pra bater um papo com os atores e diretores dos espetáculos, o que fez a experiência ainda mais interessante, pois nós pudemos discutir diversos aspectos de cada montagem.

Nós, alunos do 9º ano, e também os alunos dos 8º e 6º anos do Ensino Fundamental curtimos bastante!

O festival acontece todo ano e esperamos ter novamente essa oportunidade. Por fim, agradecemos às pessoas que nos proporcionaram esse passeio. Obrigado Ananda, Gal, Luzia, Jailon, Débora e Direção do colégio.

Para mais informações sobre o festival, aqui vai o site oficial do FIAC – BA: http://www.fiacbahia.com.br

Redatora: Adriana Lima O’Dwyer

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Agenda - Novembro/Dezembro (9º Ano A)

Clique no calendário para ampliá-lo:



Ana Paula, Amanda e Shanti

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Olho no Click


Existe um novo site na internet e seu nome é “Olho no Click”. Funciona da seguinte forma:

  1. o produto começa a ser leiloado a partir de uma determinada hora;
  2. iniciado o leilão, os usuários começam a dar seus lances (ao custo inicial de um real cada), aumentando o preço final do produto em 1 centavo;
  3. quem conseguir dar o último lance leva o produto pelo preço atual.

Obs.: só maiores de 18 anos podem se cadastrar.

O legal do site é que o preço inicial do produto já começa com um valor bem abaixo do mercado. Por isso, se você tiver sorte, pode, por exemplo, levar um notebook por R$ 25,00!! A manha é você dar vários lances, pois assim você tem uma chance maior de ganhar o produto. O único problema é que você pode perder uma quantia razoável de dinheiro, pois se outro lance for um centavo mais alto que o seu você perde o produto e o dinheiro gasto com os lances.


Alexandre, Guilherme e Daniel

Me, Myself

Em Agosto, a professora de português, Ananda, propôs aos alunos do 9º ano a fazer um texto sobre nós mesmos, denominado a partir de uma brincadeira “Me, Myself”. Esses textos farão parte de um projeto para o final do ano, no qual pegaremos características comuns de adolescentes. Mostraremos o texto de um aluno como exemplo:

Carlos Mendes, 9º ano A:

Eu, Carlos Mendes, futuro homem mais rico do mundo, melhor jogador de handebol do universo e aluno exemplar na sala de aula, estou sendo meio que obrigado a falar sobre a minha vida. Desde que bati minha cabeça no chão, aos cinco anos de idade, virei sofredor de transtorno obsessivo compulsivo. É o que minha irmã e meus dois irmãos mais velhos dizem.

Pois é... E como se já não fosse suficiente (ter tantos irmão mais velhos) eu ainda tenho dois irmãos mais novos. DOIS! Qualquer pessoa em sã consciência no mundo iria querer morrer! Explicação: Eu não tenho uma sã consciência. Mas não importa.

Eu gosto de Educação Física, de Português e de História. Sou bom em Educação Física, em Português, em Matemática, em Ciências e em Geografia... Mas não em História.

Meu avô jogava futebol, meus irmãos jogam futebol, minha mãe joga futebol. Esqueceram de ME ensinar a jogar futebol. Mas tudo bem, eu jogo handebol melhor que todo mundo.

Um homem me disse uma vez que eu ia ficar careca que nem ele... Meu cabelo começou a cair. Ele também me disse que, no fim das contas, minha dúvida do que eu ia ser quando crescer ia se resultar em economia... Logo, eu, que nunca me imaginei fazendo economia, espero ser ao menos o cara mais rico do mundo.

Me ensinaram a pensar grande.


Carolina Passos, Carolina Zalcbergas e Manuela Sampaio.

Adolescência

Nós estamos fazendo um trabalho sobre adolescência, no colégio, junto com a professora Ananda (de Português). Um dos nossos objetivos é mostrar ao público como os adolescentes são vistos pelas pessoas. Numa das etapas do trabalho, escrevemos sobre nós mesmos, falando sobre o que gostamos, lembranças etc. Na segunda etapa, o texto foi feito em dupla e um deles é esse aqui:

“Ser adolescente é se apaixonar facilmente. É como nascer num mundo de descobertas. É ter preguiça de fazer o dever de casa. É como o mundo da tecnologia: está em constante desenvolvimento. É como a Matemática: sempre um problema para resolver. É estar sempre errado. É como uma aula de experiências para o que está por vir, é mudar de humor toda hora. É a soma de tudo que você viveu e aprendeu quando criança. É quando os pais sempre têm razão, quando o espelho é indispensável , é ter carteira de identidade, mas não saber quem você é. É ensinar aos pais como mexer no computador, é ser o drama da família e reclamar da vida. É ter vergonha de falar sobre você mesmo e não saber exatamente o que sente. Por isso, adolescência todo mundo vive, o que diferencia de pessoa para pessoa é como cada uma vai vivê-la.” – Carolina Zalcbergas e Manuela Sampaio

Você que é adolescente e que leu isso, provavelmente se identificou com algumas dessas características, fizemos com base nisso.

Grupo: Carolina Passos, Carolina Zalcbergas e Manuela Sampaio.

A era da maçã!


A Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que atua no ramo de aparelhos eletrônicos e informática, famosa principalmente pela fabricação do computador de marca registrada, o Macintosh, com seu próprio sistema operacional, Mac OS, entre outros produtos.”

A empresa foi fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs no ano de 1976. Mas não vamos contar a história da Apple e sim fazer um pequeno resumo da trajetória desse gadget.

Como nós já sabemos, o iPhone é um celular com um design super arrojado e com muitas funcionalidades e inovações. Foi lançado primeiramente no mercado como iPhone 2G. Muitas pessoas reclamaram pela falta de recurso, então a Apple lançou a sua segunda versão, o iPhone 3G. Mesmo com toda sua tecnologia e com a nova nomenclatura o celular não acessava bem a internet 3G e foi aí que a empresa lançou a versão 3GS, que apresentava um desempenho melhor que a anterior.

E agora a Apple lança o iPhone 4, que veio cheio de novidades!

Clique aqui para ver tudo com detalhes.

Marcelo, Nathalia e Christine.