Um médico japonês chamado Eiichi Saito está testando as novas pernas robóticas que permitem às pessoas com paralisia da cintura para baixo voltar a andar. O aparelho será lançado em dezembro desse ano.
O robô pode ser controlado através de botões que ficam na parte frontal da pessoa.
As pernas têm seis motores localizados nos tornozelos, nos joelhos e na cintura. Pode-se escolher a velocidade do movimento das pernas e o tamanho da passada.
Saito trabalha nessa máquina há dez anos. Segundo ele, o mais difícil foi obter o equilíbrio de forma que a pessoa não tropece. Para resolver esse problema, Saito trabalhou com uma automobilística.
O arquiteto Takanori Kato participa dos testes há três anos. Paralisado da cintura pra baixo por causa de um acidente de snowboard, ele já consegue andar 500 metros.
A expectativa da equipe é começar a alugar o equipamento para hospitais no Japão em um ano.
O protótipo permitirá que pessoas deficientes possam realizar movimentos complexos, como subir e descer escadas.
Nós achamos importante a criação desses novos robôs porque muitas pessoas no mundo suicidam-se por ficarem paraplégicas e com esse aparelho essas pessoas terão uma chance de viver uma “vida normal”. Para muitos, isso é como um milagre, pois a pessoa pode voltar a andar e poder olhar as pessoas na altura dos olhos.
Redator: Matheus Neri
Revisor: Felipe Turco
Ilustradores: Matheus Neri e Felipe Turco
Fontes:
http://www.expressomt.com.br/noticiaBusca.asp?cod=94477&codDep=3
Vejam o Vídeo no segundo link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário